Vacinação da campanha contra gripe atingiu 62,6 em Horizontina

  • 15/05/2019
  • 0 Comentário(s)

Vacinação da campanha contra gripe atingiu 62,6 em Horizontina

Está em andamento em Horizontina a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um balanço dos números de doses aplicadas até o final da última semana, avaliados dentro da normalidade, mas com apelo da Enfermeira Coordenadora Larissa Heckler Bicca, para que a comunidade esteja atenta que a vacina leva de duas a três semanas para fazer efeito no organismo e a aproximação do inverno deve ser considerada sob esses dias.

Os números da vacinação contabilizados até o início da semana na somatória geral, indicam que dos 5.755 horizontinenses com a vacinação garantida pelo Ministério da Saúde por estarem enquadrados nas faixas etárias de cobertura ou por fazer parte do grupo de risco para a doença, 3.608 já procuraram os postos, o que em termos percentuais garante uma cobertura geral de 62,69%.

O público alvo formado pelos professores é até esse momento o de maior cobertura vacinal atingindo quase 77%. De um público de 175 aptos a vacina, 134 foram vacinados. Entre as gestantes mais de 74% de cobertura, das 163 previstas 122 já foram imunizadas. Depois aparecem as crianças e os idosos com quase 70% já imunizados; Das 1.156 crianças de seis meses a 6 anos incompletos 809 já foram vacinadas. Entre os idosos do contingente de 2.730, 1891 receberam a imunização.

As pessoas que apresentam comorbidades, onde o avanço da gripe A pode ser mais agressivo no organismo, são até aqui as de menor cobertura vacinal ou seja, somente 37%. De 1.075 pessoas que tem vacinação garantida por essa condição somente 399 compareceram aos postos.

Vacina vai até dia 31 de maio

Até dia 31 de maio o público adulto deverá procurar as unidades de saúde a que pertencem e no horário de cada uma, para aplicação das vacinas. O horário de aplicação é definido por cada unidade conforme suas peculiaridades de atendimento e está afixado em local bem visível nos postos USF Bela União; USF Industrial; USF Centro; USF Kenedy; USF Rural e USF São Francisco.

Junto a essas Unidades de Saúde da Família devem procurar a vacina: Trabalhadores da área da saúde; gestantes; indígenas, puérperas até 45 dias após o parto, idosos (pessoas com 60 anos e mais), policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas portadores de doenças crônicas determinadas pelo Programa Nacional de Imunizações com idade entre 5 anos e 59 anos, conforme categoria de risco clínico e professores.

As crianças devem ser levadas à Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde na parte da tarde das 13h30min ás 16h30min: Podem tomar a vacina crianças de seis meses até seis anos incompletos. (5 anos, 11 meses e 29 dias).

Lembrete Importante: Ao realizar vacinas, levar sempre o cartão de vacinação pois é documento obrigatório.

Fonte: Paulo Roberto Staziaki - Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Horizontina

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

Leocir Reschke

Hora do Recado

13:00 - 15:00

Peça Sua Música

Whatsapp 55 9 8436 2335


Anunciantes